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Título: EXPERIÊNCIA VITAL E FILOSOFIA PLATÔNICA
Autor: MARCUS REIS PINHEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MAURA IGLESIAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5135
Catalogação:  05/07/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5135@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5135@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5135

Resumo:
Esta tese defende que é através de uma experiência vital que, em Platão, se efetiva uma compreensão filosófica. Trata-se de sublinhar os aspectos pessoais e profundos da vivência filosófica para apresentar a idéia de que, em Platão, a filosofia é uma experiência que, mesmo sendo estritamente racional, perpassa a totalidade da alma humana. A tese estrutura-se em quatro capítulos. O primeiro e o segundo salientam o aspecto psicagógico da filosofia, analisando a relação de Platão com a poesia grega (cap. 1) e a retórica (cap.2). No primeiro capítulo afirma-se que, mesmo com todas as críticas que Platão apresenta contra a poesia, ele ainda reserva um aspecto essencial desta, a psicagogia (condução da alma), como parte constituinte da filosofia. O segundo capítulo defende que há um aspecto da retórica - também a psicagogia - que deve estar presente na filosofia para que esta inscreva o conhecimento na alma do aprendiz. O terceiro capítulo analisa as críticas de Platão à palavra escrita, presentes na Carta VII e no Fedro. Defende-se que a filosofia depende de um processo pessoal que não está garantido ao ser descrito por palavras: precisa, antes, ser vivido por uma experiência vital para tornar-se vivo naquele que sabe. Por fim, o quarto capítulo apresenta a noção de dialética na República como uma conversão. A noção de conversão corrobora esta tese, pois afirma que o processo racional filosófico pretende uma transformação pessoal e profunda do aprendiz de filosofia.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CONCLUSÃO  PDF
BIBLIOGRAFIA  PDF
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