As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MODELOS DE VEÍCULOS FLEXÍVEIS PARA ANÁLISE E SIMULAÇÃO DE COLISÕES E RECONSTITUIÇÃO DE ACIDENTES Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: FABIO VINICIUS MOURA DE CARVALHO
Colaborador(es): MAURO SPERANZA NETO - Orientador
Número do Conteúdo: 5134
Catalogação: 05/07/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5134@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5134@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5134
Resumo:
Título: MODELOS DE VEÍCULOS FLEXÍVEIS PARA ANÁLISE E SIMULAÇÃO DE COLISÕES E RECONSTITUIÇÃO DE ACIDENTES Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: FABIO VINICIUS MOURA DE CARVALHO
Colaborador(es): MAURO SPERANZA NETO - Orientador
Número do Conteúdo: 5134
Catalogação: 05/07/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5134@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5134@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5134
Resumo:
É apresentado um procedimento para simulação de colisões de
veículos terrestres deformáveis, cuja entrada são as
condições imediatamente anteriores ao choque, produzindo
como saída a evolução das variáveis ao longo do tempo de
duração do impacto. Foram feitas simulações de casos
semelhantes aos apresentados na literatura, e os resultados
obtidos validaram os modelos criados. O procedimento foi
implementado em Simulink/MatLab, seguindo a mesma estrutura
dos demais programas em desenvolvimento nesta linha de
pesquisa, de modo a futuramente integrá-lo aos pré-
processadores e pós-processadores gráficos do programa
SVDV - Simulação e Visualização da Dinâmica de Veículos.