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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O TRABALHO DE CAMPO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM A PERSPECTIVA DO PENSAMENTO GEO ESPACIAL Autor: LEYDIANE PAULA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - ORIENTADOR
ANA BRASIL MACHADO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51262
Catalogação: 14/01/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51262@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51262@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51262
Resumo:
Título: O TRABALHO DE CAMPO COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS COM A PERSPECTIVA DO PENSAMENTO GEO ESPACIAL Autor: LEYDIANE PAULA DA SILVA
ANA BRASIL MACHADO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51262
Catalogação: 14/01/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51262@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51262@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51262
Resumo:
Ao longo da história da Geografia, o trabalho de campo se apresentou como uma importante metodologia na construção e na produção do conhecimento geográfico. Sua contribuição, também pode ser observada nos processos de desenvolvimento do ensino–aprendizado relacionado à educação básica. Como metodologia de ensino, o trabalho de campo pode ampliar as possibilidades de construção do pensamento crítico e pode permitir um contato maior com a realidade, possibilitar a relação entre a teoria e o real. Nesse sentido, pensando o trabalho de campo como uma metodologia a qual possibilita a construção do saber geográfico, esta pesquisa apresenta como objetivo analisar o papel do trabalho de campo como metodologia que contribui para a construção e o desenvolvimento do pensamento espacial na formação do aluno na escola básica. Dessa forma, procuramos analisar, a partir da aplicação de um questionário on-line, como os docentes de geografia consideram a sua utilização para o desenvolvimento do ensino da disciplina de geografia na educação básica. Ainda buscamos, a partir da perspectiva docente, investigar uma possível relação entre os princípios fundadores do pensamento espacial e o trabalho de campo, e como este pode ser utilizado como uma possibilidade do ensino relacionado à construção do pensamento espacial na educação básica no ensino de geografia.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |