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Avançada


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Título: INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE REGRESSÃO LOGÍSTICA
Autor: BRUNA CIODARO FURLANETTO
CAROLINA DE QUADROS RAMOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  PAULO SOARES ALVES CUNHA - ORIENTADOR
PAULA MEDINA MACAIRA LOURO - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 51247
Catalogação:  13/01/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51247@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51247

Resumo:
Este trabalho teve por objetivo criar um modelo preditivo para identificação das áreas no estado do Rio de Janeiro com desigualdade educacional, ou seja, com alto índice de analfabetismo na população. Como fonte de dados, utilizou-se a base fornecida pelo IBGE denominada Base de Informações do Censo Demográfico 2010: Resultados do Universo por setor censitário. Desta base, foram selecionados 27.385 setores censitários, contemplando 13 variáveis explicativas. A técnica estatística de modelagem utilizada foi a Regressão Logística com seleção das variáveis independentes através de análise de sensibilidade. Os resultados foram georreferenciados e avaliados através da área inferior à curva ROC de 0,9219, apontando uma alta precisão no modelo e a acurácia (índice de acertos) no patamar de 86,5 porcento. A importância deste trabalho está no auxílio da tomada de decisão estratégica do setor público no que diz respeito a investimentos em educação.

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