$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: REAÇÃO CONECTADA: AS DIREITAS BRASILEIRAS EM PERSPECTIVA HISTÓRICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LEONARDO SEABRA PUGLIA

Colaborador(es):  LUIZ JORGE WERNECK VIANNA - Orientador
Número do Conteúdo: 51235
Catalogação:  12/01/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51235@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51235@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51235

Resumo:
Esta tese analisa o processo de formação histórica das direitas brasileiras, tendo como eixo de investigação a verificação empírica de duas hipóteses centrais inter-relacionadas. A primeira aponta que a união entre liberalismo econômico e conservadorismo no plano dos costumes, que caracteriza o campo da direita no Brasil contemporâneo, deita longas raízes na história nacional; enquanto a segunda identifica a internet como elemento-chave para a compreensão do avanço das direitas - incluindo sua reativação como fenômeno de massa – registrado no país no período posterior às manifestações de junho de 2013. Além de confirmar ambas as hipóteses, a pesquisa, fundamentada em revisão bibliográfica, discute como atores políticos de direita reagiram de maneira especialmente eficiente aos diferentes ciclos de desenvolvimento tecnológico e de difusão das redes digitais, que modificaram dinâmicas políticas na direção de uma intensa polarização verificada na sociedade durante as eleições presidenciais de 2018. Com destaque para o papel desempenhado pelo escritor Olavo de Carvalho na renovação da tradição anticomunista brasileira - consolidada ainda na década de 1930 -, a partir da popularização de uma leitura reacionária do pensamento de Gramsci influenciada pela direita dos Estados Unidos. A opção por uma abordagem histórica, que não perca de vista dinâmicas sistêmicas internacionais, nem a análise de outras variáveis de caráter interdisciplinar, busca dar conta do dinamismo e da complexidade do fenômeno, identificando, entre continuidades e elementos novos, vetores capazes de conectar a diversidade das direitas em uma ação política unificada.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui