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Título: UMA METODOLOGIA PARA CÁLCULO DE SEAFASTENING EM CAMPANHAS OFFSHORE
Autor: ROMULO RODRIGUES ALVES SMIDERLE CORTI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - ORIENTADOR
MARCELO COIMBRA GUERREIRO BRASIL - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 51233
Catalogação:  12/01/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51233@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51233

Resumo:
A produção de óleo e gás no Brasil se concentra na exploração offshore, que apresenta altos desafios tecnológicos por operar em mar aberto, geralmente distante da costa e em altas profundidades. Neste contexto, a atividade de transporte e movimentação de cargas nos navios em alto mar se torna de extrema relevância, sendo necessário implementar um eficiente sistema de amarração das cargas transportadas em barcos e navios. Por esta razão, antes de qualquer campanha offshore é necessário a elaboração de um estudo que garanta que nenhum equipamento vai se mover no deck do navio durante as operações. Este estudo, denominado de seafastening, é imprescindível uma vez que dá ao projeto a segurança nas diversas atividades de transporte em ambientes marítimos. O presente trabalho objetivou desenvolver uma metodologia para elaboração de um relatório de cálculo de seafastening. Foram aplicadas as diretrizes definidas em normas internacionais para calcular as acelerações, a capacidade mínima das cintas de amarração e os esforços em batentes e soldas usados para a fixação dos equipamentos. Foram utilizados os dados típicos de navios, equipamentos e dispositivos de fixação de projetos atuais de campanhas offshore com o propósito de simular suas disposições no deck do navio e avaliar sua condição de estabilidade. Os resultados revelaram que a aplicação da sistemática de cálculos por meio das equações definidas nas normas se mostrou muito prática e eficaz. A simulação com a metodologia desenvolvida resultou em um diagnóstico confiável na avaliação da condição se estabilidade. A utilização dos dispositivos de fixação aplicados resultou na estabilidade de todos os equipamentos avaliados.

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