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Título: ANÁLISE DE DESEMPENHO DE MOTORES AERONÁUTICOS COM ALTERAÇÃO DE PROCESSO DE MONTAGEM
Autor: ALEXANDRE PINTO CANELLAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS FERNANDO FIGUEIRA DA SILVA - ORIENTADOR
DANIEL DE CARVALHO DOS SANTOS - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 51226
Catalogação:  12/01/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51226@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51226@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51226

Resumo:
O mercado de aviação é responsável por uma parcela de transporte de bens e pessoas em escala global. As companhias aéreas, com o objetivo de manter competitividade, preocupam-se em permanência com a redução de custos de manutenção. Este manuscrito descreve uma mudança de um procedimento de montagem durante o processo de reparo de uma turbina aeronáutica, com o objetivo de aumentar sua vida útil. A intervenção em questão trata da redistribuição dos bicos injetores de combustível dentro da câmara de combustão. A nova distribuição tem por objetivo a compensar as diferenças de vazão de combustível no interior do combustor, buscando aumentar a homogeneidade da combustão. Primeiramente é apresentada a formulação clássica da análise termodinâmica dos diferentes módulos que constituem o motor, visando descrever seu rendimento energético. Testes foram conduzidos em bancos de ensaio antes e após a intervenção proposta, seguindo um procedimento descrito pelos fabricantes das turbinas, garantindo a normalização dos resultados para comparação. Os resultados evidenciaram uma redução na temperatura de combustão nos motores afetados pela intervenção, garantindo uma maior vida útil de operação dos motores afetados.

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