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Coleção Digital
Título: O BRANCO AFRO-BRASILEIRO DE RUBEM VALENTIM: UMA ANÁLISE DA OBRA O TEMPLO DE OXALÁ Autor: CRISTIANE ARAUJO VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOAO MASAO KAMITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51188
Catalogação: 07/01/2021 Liberação: 11/12/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51188@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51188@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51188
Resumo:
Título: O BRANCO AFRO-BRASILEIRO DE RUBEM VALENTIM: UMA ANÁLISE DA OBRA O TEMPLO DE OXALÁ Autor: CRISTIANE ARAUJO VIEIRA
Nº do Conteudo: 51188
Catalogação: 07/01/2021 Liberação: 11/12/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51188@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51188@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51188
Resumo:
Esta dissertação propõe observar e discutir a obra O Templo de Oxalá,
criada pelo artista plástico soteropolitano Rubem Valentim (1922-1991) e exposta
pela primeira vez ao público no ano de 1977, na XIV Bienal Internacional de São
Paulo, no segmento intitulado O muro como suporte de Obras. Visto que, esta
obra não responde mais as especificidades dos meios da arte, tais como pintura e
escultura como práticas puras que justificam a autonomia do objeto como obra
de arte moderna, buscamos compreender as implicações estéticas que possibilitam
uma leitura pós-moderna da obra em proximidade com a Instalação. Os trabalhos
de Valentim carregam influências tanto das vanguardas construtivas europeias que
penetraram no Brasil e desdobraram-se nos movimentos de arte Concreta e
Neoconcreta, quanto de elementos culturais dos povos africanos de língua Yorubá,
vivenciados no interior das religiões afro-brasileiras. Deste modo, não só, a obra
O templo de Oxalá, mas as pinturas, os relevos e as esculturas criadas por
Rubem Valentim, ricas em símbolos afro-religiosos transformados em uma
linguagem poética visual signográfica estreitaram laços entre a estética e a
antropologia. A presença dos elementos culturais oriundos dos povos africanos (o
mito e a simbologia) abriram caminhos para refletir sobre o conceito de arte afrobrasileira
na contemporaneidade, em conjunto com a ideia de Transculturalidade
que vem sendo discutida como: unificação, combinação e relação das experiências
culturais modernas, dos negros no Ocidente. O Templo de Oxalá como um
acontecimento da arte brasileira inserida em novas linguagens contemporâneas,
corrobora, sobretudo, com o posicionamento político assumido pelo artista,
através de seu Manifesto Ainda Que Tardio (1976).
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