$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: A RELEVÂNCIA DOS CONHECIMENTOS DE ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL PARA OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM COM OS PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA EM EMPRESAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FABIANA CAMPOS DE FIGUEIREDO

Colaborador(es):  CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 5117
Catalogação:  01/07/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5117@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5117@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5117

Resumo:
As empresas têm procurado cada vez mais pelos Programas de Qualidade de Vida com o objetivo de manter os funcionários motivados e comprometidos com as metas empresariais, e também visando prevenir as doenças ocupacionais (DO), que geram afastamentos indesejados e atrasos na produtividade. Grande parte dos dirigentes das corporações afirma que busca nessas propostas e projetos, formas de promover maior bem-estar, conforto e segurança para que o trabalhador possa desenvolver seu trabalho diário. Nessa dissertação foi realizado um estudo no Programa de Qualidade de Vida de uma empresa concessionária de uma rodovia localizada no Estado do Rio de Janeiro, especificamente com os arrecadadores de pedágio, enfocando os projetos de Ergonomia e Ginástica Laboral (GL), a fim de conhecer a importância da interação entre os profissionais responsáveis pela execução destes programas. Através deste trabalho, a hipótese pôde ser confirmada e evidenciou-se que apenas a GL fundamentada na educação física não é suficiente para prevenir as DO e promover a saúde dos trabalhadores, necessitando assim de uma interação direta com os fatores ergonômicos do trabalho. Dessa forma, ficou claro que a interação entre os profissionais que trabalham com esses dois programas (GL e Ergonomia) é fundamental para que se atinja o ser humano em todas as suas dimensões e que a troca de informações técnicas entre eles serve para enriquecer o seu trabalho, um complementando a coleta de dados, bem como a atuação do outro.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, APRESENTAÇÃO  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
CAPÍTULO 8  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GLOSSÁRIO, ANEXOS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui