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Título: A FORMA ESTRANHA DA BALEIA: DISCURSO ÉPICO E TRÁGICO EM MOBY DICK, DE HERMAN MELVILLE
Autor: GABRIEL FRANCALANCI PESSOA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51159
Catalogação:  05/01/2021 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51159@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51159@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51159

Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo investigar a historicidade da forma literária de Moby Dick. Pretende-se examinar como epopeia e tragédia atuam como princípios organizadores do enredo, orientando também as discussões temáticas presentes na obra, que envolvem tradições intelectuais e religiosas diversas, tais como o puritanismo e a filosofia iluminista. Também será analisada a forma pela qual o autor problematiza a identidade estadunidense, ao apresentar, tanto em Ahab quanto em Ishmael, alternativas à tradicional imagem do herói americano, marcado por uma inocência pré-lapsariana, tal como elaborada, p. ex., nos ensaios do filósofo trancendentalista Ralph Waldo Emerson. Se a tragédia aparece no romance, por meio de um diálogo constante com as peças de Shakespeare, conservando suas características fundamentais, a epopeia, ligada ao discurso de Ishmael e à descrição dos selvagens no navio, se manifestaria de forma mais difusa, relacionada à tentativa de um resgate de um sentimento de totalidade da vida perdido na modernidade, e articulada a outros tipos de discurso, especialmente à enciclopédia e à forma do ensaio.

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