As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A ARQUITETURA DA ARTE: O PARADOXO NOS MUSEUS DE ARTE MODERNA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIA CRISTINA NASCENTES CABRAL
Colaborador(es): JOAO MASAO KAMITA - Orientador
Número do Conteúdo: 5106
Catalogação: 30/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5106@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5106@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5106
Resumo:
Título: A ARQUITETURA DA ARTE: O PARADOXO NOS MUSEUS DE ARTE MODERNA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIA CRISTINA NASCENTES CABRAL
Colaborador(es): JOAO MASAO KAMITA - Orientador
Número do Conteúdo: 5106
Catalogação: 30/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5106@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5106@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5106
Resumo:
O conceito de museu de arte moderna é paradoxal. A
contradição consiste na convivência da instituição museu -
cuja atribuição original é de se ocupar de objetos do
passado, destituídos de seu contexto original - com a arte
da atualidade. Esta contradição está presente em todas as
esferas institucionais e artísticas, acirrando-se ao
longo do século XX com o surgimento do museu de arte
contemporânea. Este trabalho analisa o edifício-museu como
local desta contradição, a partir da relação entre as
concepções arquitetônica e artística. Para tal, são
analisadas propostas arquitetônicas e museológicas da
primeira metade do século XX e edifícios paradigmáticos da
segunda metade do século XX. Inicialmente, são estudados o
Museu do crescimento ilimitado de Le Corbusier, o Museu
para cidade pequena de Mies van der Rohe e o Museu de
Arte Moderna de Nova York. Em seguida, são realizados
estudos de caso do Museu Solomon R. Guggenheim de Nova
York, do Museu Nacional de Arte Moderna, no Centro Georges
Pompidou, e do Museu Guggenheim de Bilbao.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS |
PDF ![]() |
INTRODUÇÃO |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 1 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 2 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 3 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 4 |
PDF ![]() |
CONCLUSÃO |
PDF ![]() |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
PDF ![]() |
ANEXO |
PDF ![]() |
ANEXO |
PDF ![]() |
ANEXO |
PDF ![]() |
ANEXO |
PDF ![]() |