$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: E AÍ, PROFESSORA? ONDE ESTAVAM AS MULHERES?: RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS EM AULAS DE HISTÓRIA NO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A DESCONSTRUÇÃO DA IDEIA DE DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PATRICIA GONCALVES DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  LARISSA ROSA CORREA - Orientador
Número do Conteúdo: 51058
Catalogação:  29/12/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51058@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51058@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51058

Resumo:
Esta dissertação apresenta os relatos das experiências e práticas oriundas das propostas de atividades didáticas desenvolvidas nas aulas de História no 9º ano do Ensino Fundamental, que visam compreender a dinâmica interrelacional entre a mulher, a família e o trabalho. Considerando os conteúdos pertinentes a esse ano de escolaridade trabalhados em sala, a participação e envolvimento femininos nos diferentes processos históricos, assim como seus feitos, foram destacados de modo a elevar o entendimento discente ao status analítico e reflexivo. Desta forma, capaz de promover compreensão acerca dos desdobramentos sociopolíticos, culturais e econômicos tecidos nesses mesmos cenários, de acordo com as proposições desta dissertação. Tendo como estratégia a exibição de filmes que apresentam uma abordagem voltada às condições de trabalho e não reconhecimento desse enquanto elemento fundamental ao desenvolvimento e estruturação socioeconômica, as atividades laborais femininas, profissionais e domésticas foram analisadas a fim de trazer luz acerca do protagonismo e produções femininas, tanto no espaço público, quanto no privado, levando em consideração a concomitância e relevância dessa dupla atuação por parte das mulheres. As aulas ministradas a partir da narrativa protagonista da mulher, assim como as reflexões e debates realizados, viabilizaram, de modo estratégico, a desconstrução e desnaturalização da ideia de atividades exclusivamente masculinas e femininas, sob a ótica da tradicional divisão sexual do trabalho. Neste sentido, este estudo buscou promover a transformação e reestruturação das ideias e conceitos oriundos da construção cultural dos sistemas patriarcais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui