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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: SOMOS PESSOAS COMO AS OUTRAS: PRECONCEITO CONTRA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO E VARIAÇÕES NO CLIMA ESCOLAR Autor: FELIPE BASTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - ORIENTADOR
ANDERSON FERRARI - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51035
Catalogação: 28/12/2020 Liberação: 28/12/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51035&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51035&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51035
Resumo:
Título: SOMOS PESSOAS COMO AS OUTRAS: PRECONCEITO CONTRA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO E VARIAÇÕES NO CLIMA ESCOLAR Autor: FELIPE BASTOS
ANDERSON FERRARI - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 51035
Catalogação: 28/12/2020 Liberação: 28/12/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51035&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51035&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51035
Resumo:
Mais do que um ambiente de aprendizagem acadêmica, a escola é também espaço onde as e os jovens se desenvolvem comportamental, emocional e cognitivamente e estabelecem relacionamentos sociais positivos. Atitudes preconceituosas, como a homofobia e a misoginia, vão de encontro com os objetivos educacionais e impactam negativamente no aspecto relacional que compõe o clima escolar. A presente pesquisa busca compreender este impacto através de um estudo sobre as relações existentes entre climas escolares distintos com ambientes menos ou mais preconceituosos em relação à diversidade sexual e de gênero. Para cumprir estes objetivos, traçamos um desenho de investigação quantitativo a partir das respostas de estudantes a dois questionários. O primeiro, inserido em uma pesquisa maior sobre preconceito, forneceu dados sobre as atitudes contra a diversidade sexual e de gênero na visão de estudantes do sétimo ano de dez escolas públicas localizadas no município do Rio de Janeiro. A partir destes dados, selecionamos duas escolas com posicionamentos distintos, a Escola Iracema e a
Escola Hora da Estrela, e aplicamos um segundo questionário, dessa vez voltado para todo o segundo segmento do Ensino Fundamental, com questões acerca do clima da escola, além de mais itens sobre preconceito em relação à diversidade sexual e de gênero. A partir da elaboração de índices, observamos que apesar de estarem geograficamente próximas e possuírem um corpo discente social e culturalmente parecido, oriundo dos mesmos bairros do entorno, as duas escolas possuem diferenças marcadamente significativas em relação ao clima e às visões e atitudes preconceituosas: as alunas e os alunos da Escola Iracema percebem um clima escolar menos positivo e indicam apresentar pensamentos mais
preconceituosos contra a diversidade sexual e de gênero do que as e os estudantes da Escola Hora da Estrela. Observamos que as visões preconceituosas quanto à diversidade sexual e de gênero das e dos estudantes se associam positivamente com o bom relacionamento com seus pares e negativamente com: (i) a percepção do respeito à diversidade pela comunidade escolar; (ii) a compreensão do papel da
gestão na resolução dos conflitos escolares; (iii) o comportamento e os sentimentos de engajamento e pertencimento na escola e (iv) a violência sofrida por bullying. Conclui-se que um ambiente escolar marcado por um clima mais positivo pode apresentar, ao mesmo tempo, estudantes menos misóginos e homofóbicos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |