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Título: CULTURA E ENSINO DE LÍNGUAS: (RE)VISITANDO CONCEITOS E CONCEPÇÕES DOS MÉTODOS E ABORDAGENS À CONDIÇÃO PÓS-MÉTODO
Autor: ROBERTA CRISTINA SOL FERNANDES STANKE
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 50966
Catalogação:  21/12/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50966@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50966@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.50966

Resumo:
No processo ensino-aprendizagem de línguas, concebe-se que língua e cultura não se desvinculam (BENNETT, 1998; KRAMSCH, 1988, 1993, 1996, 1998, 2010, 2013; BROWN, 2000; ALTMAYER, 2010; KOREIK, 2013). Dessa forma, pode-se afirmar que, ao se aprender uma língua, acontece um encontro entre culturas (BEIRAT DEUTSCH ALS FREMDSPRACHE DES GOETHE-INSTITUTS, 1997). Apesar, no entanto, de ser um consenso na área da didática que língua e cultura compõem duas faces de uma mesma moeda (KRAMSCH, 1996), o conceito de cultura é complexo e varia de acordo com os diferentes métodos e abordagens, mesmo atualmente, quando emerge uma condição pós-método, na qual se consideram particularidades políticas, culturais, sociais e linguísticas no ensino de línguas (KUMARAVADIVELU, 2006, p. 69). Reconhecendo que a cultura é componente indissociável da aula de língua, a exemplo de estudos da área de Português como Língua Estrangeira ou como Segunda Língua para Estrangeiros, é preciso que se deem subsídios aos aprendizes para que desenvolvam uma série de competências de ordem não só intercultural, como também transcultural, ao se entender que a cultura é um complexo dinâmico, marcadamente híbrido, heterogêneo, que transcende fronteiras e se constrói na interação (WELSCH, 1995; FREITAG, 2010).

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