XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: LOCI AND NOTABLE POINTS OF A TRIANGLE: A PROPOSAL FOR ACTIVITIES FROM THE PERSPECTIVE OF VAN HIELE MODEL Autor: BRUNO DE ASSIS XARIFA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCOS CRAIZER - ADVISOR
ANDERSON REIS DE VARGAS - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 50903
Catalogação: 17/12/2020 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50903@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50903@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50903
Resumo:
Título: LOCI AND NOTABLE POINTS OF A TRIANGLE: A PROPOSAL FOR ACTIVITIES FROM THE PERSPECTIVE OF VAN HIELE MODEL Autor: BRUNO DE ASSIS XARIFA
ANDERSON REIS DE VARGAS - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 50903
Catalogação: 17/12/2020 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50903@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50903@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50903
Resumo:
The main objective of this project is to propose activities for the teaching of
geometric locations and notable points of the triangle, being applied at the eighth
and ninth years of elementary school, as provided for in the National Common
Curricular Base (BNCC). The activities have as methodological basis the theory
elaborated by the mathematician couple Dina van Hiele-Geldof and Pierre van
Hiele, which demonstrates the relationship that that methodology has with
Constructivism, by having the main characteristics of the pedagogical theories of
Piaget, Vygotsky and Ausubel. This choice is based especially on the fact that the
theory was developed for the teaching of geometry. In addition, this work discusses
the definitions and properties of the geometric elements that will be the objects of
the proposed practices. These are guided by scripts that explore, under the adopted
methodology, different semiotic records. The execution of some activities
encourages, on the one hand, the manipulation of concrete materials, and on the
other, the use of technology, in this case, the Geogebra dynamic geometry software
for the realization of geometric constructions. These activities seek to captivate the
student s interest in the process of discovering geometry.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |