XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: LUGARES GEOMÉTRICOS E PONTOS NOTÁVEIS DO TRIÂNGULO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES NA PERSPECTIVA DO MODELO VAN HIELE Autor: BRUNO DE ASSIS XARIFA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCOS CRAIZER - ORIENTADOR
ANDERSON REIS DE VARGAS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 50903
Catalogação: 17/12/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50903@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50903@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50903
Resumo:
Título: LUGARES GEOMÉTRICOS E PONTOS NOTÁVEIS DO TRIÂNGULO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES NA PERSPECTIVA DO MODELO VAN HIELE Autor: BRUNO DE ASSIS XARIFA
ANDERSON REIS DE VARGAS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 50903
Catalogação: 17/12/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50903@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50903@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50903
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de
atividades para o ensino dos conteúdos de lugares geométricos e pontos notáveis do
triângulo, sendo aplicados no oitavo e nono ano escolares, conforme previsto na
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As atividades possuem como base
metodológica a teoria elaborada pelo casal de matemáticos Dina van Hiele-Geldof
e Pierre van Hiele, a qual demonstra as relações que aquela metodologia possui com
o Construtivismo, ao possuir as principais características das teorias pedagógicas
de Piaget, Vygotsky e Ausubel. Tal escolha baseia-se especialmente no fato da
teoria ter sido desenvolvida para o ensino de geometria. Além disso, este trabalho
discorre sobre as definições e propriedades dos elementos geométricos que serão os
objetos das práticas propostas. Estas são orientadas por meio de roteiros que
exploram, sob a metodologia adotada, diferentes registros semióticos. A execução
de algumas atividades fomenta, por um lado, a manipulação de materiais concretos,
e por outro, o uso de tecnologia, no caso, o software de geometria dinâmica
Geogebra para realização das construções geométricas. Estas atividades buscam
cativar o interesse do aluno pelo processo de descoberta na geometria.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |