$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ENSAIOS SOBRE EDUCAÇÃO: SUBSÍDIOS AO ENSINOS SUPERIOR, ESCOLHA DE CURSO E O IMPACT THE ESCASSEZ DE ÁGUA
Autor: ISABELA FERREIRA DUARTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 50843
Catalogação:  15/12/2020 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50843@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50843@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50843

Resumo:
A presente tese de doutorado é dividida em três capítulos. No primeiro capítulo, exploramos descontinuidades em elegibilidade à auxílio financeiro para matrícula em instituições de Ensino Superior privado no Brasil para investigar: (i) se estudantes alteram suas decisões em resposta a uma política pública desenhada para subsidiar acesso ao Ensino Superior privado, e (ii) como estudantes reagem quando podem optar entre obter subsídios para matrícula no ensino privado ou se matricular em instituições públicas gratuitas. Nossos resultados mostram que elegibilidade à subsídios aumenta a probabilidade de que estudantes se matriculem e permaneçam matriculados no Ensino Superior. Também concluímos que elegibilidade reduz probabilidade de matrícula em instituições públicas e que não há impacto em investimento em qualidade ao nível do curso. No segundo capítulo, desenvolvemos um modelo estrutural de demanda com escolha discreta para investigar quais fatores influenciam a escolha de estudantes entre diferentes cursos. Utilizamos esse modelo e a expansão de um programa federal de crédito estudantil no Brasil para avaliar como disponibilidade de crédito influencia escolha de curso quando os custos associados variam ao nível do curso. Nossos resultados mostram que os dois fatores com maior influência na escolha de estudantes entre diferentes cursos são mensalidade e o retorno esperado no mercado de trabalho. Nossos resultados também mostram que, quando há disponibilidade de crédito, estudantes —especialmente estudantes de menor renda—são menos sensíveis à variações de mensalidade. No capítulo final, investigamos se restrições no acesso à água encanada causadas por um evento climático extremo afetam desempenho escolar. Respondemos a essa pergunta avaliando as consequências de uma política de racionamento de água imposta pelo governo do Distrito Federal. Ao comparar o desempenho acadêmico de estudantes matriculados em escolas localizada em vizinhanças atingidas pelo racionamento contra o desempenho de estudantes matriculados em vizinhanças não afetadas, concluímos que o racionamento de água teve um impacto negativo e significante em desempenho acadêmico. Em especial, nossos resultados mostram que esse impacto é significativamente maior para estudantes matriculados em escolas de pior infraestrutura.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui