$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: PROBLEMAS DE ROTEAMENTO MARÍTIMO COM ESTOQUES E MÚLTIPLOS PRODUTOS
Autor: NATHALIE SANGHIKIAN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RAFAEL MARTINELLI PINTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 50760
Catalogação:  11/12/2020 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      trabalho premiado
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50760@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50760@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50760

Resumo:
No cenário atual da economia mundial, é essencial aumentar a integração entre os diferentes atores da cadeia de suprimentos das empresas, reduzindo custos operacionais e melhorando a eficiência. O roteamento de navios é parte imprescindível dessa integração no comércio marítimo global, sendo objeto de estudo de muitos autores. Neste trabalho, apresentamos diferentes metodologias para resolver variantes do Problema de Roteamento Marítimo com Estoques. Esse problema envolve um grande número de variáveis e é computacionalmente complexo de ser resolvido. Nossa principal motivação é resolver um caso real de roteamento de navios de uma grande empresa do setor de Óleo e Gás, obtendo soluções de alta qualidade em tempos computacionais plausíveis e melhorando os resultados atuais da empresa. Todas as metodologias desenvolvidas são baseadas em uma combinação de uma meta-heurística com um modelo matemático de programação linear. Uma das principais diferenças entre as metodologias está no modelo matemático para resolver o problema de estoque, onde testamos abordagens de tempo discreto e tempo contínuo. As outras diferenças dizem respeito ao número de produtos avaliados (único ou múltiplos produtos) e à meta-heurística usada (heurística de busca local com um fator de probabilidade de Simulated Annealing ou Hybrid Variable Neighborhood Search). Para a metodologia que utiliza um modelo de tempo discreto, os resultados são satisfatórios, com violações baixas e pontuais do estoque em um tempo computacional aceitável. Para a metodologia que utiliza um modelo de tempo contínuo, os resultados são ainda melhores, uma vez que, em reduzido tempo computacional, as violações de estoque permanecem baixas ou inexistentes, dependendo do cenário avaliado e da meta-heurística utilizada. Os resultados obtidos neste trabalho são notáveis e permitem sua aplicação prática em casos reais.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui