$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: A MALDIÇÃO E A REDENÇÃO DE CÃ: ESCRAVIDÃO NEGRA E RACISMO NO BRASIL
Autor: LUIS CORREA LIMA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 50716
Catalogação:  10/12/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50716@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50716@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.50716

Resumo:
A campanha mundial Vidas negras importam (Black lives matter) contagia a sociedade no combate ao racismo e à violência contra a população negra. Constitui também uma oportunidade para revisitar o passado escravista da sociedade brasileira e a difusão de teorias raciais que afirmavam a inferioridade de todos os não brancos em relação aos brancos. Neste passado, a escravidão também era parte da cristandade colonial ibérica e católica em expansão. A Bíblia e a teologia tiveram um papel muito importante na cultura escravocrata, especialmente na legitimação da escravidão negra através do relato da Maldição de Cã (Gn 9,18-29). Este relato é depois ressignificado no quadro A Redenção de Cam (1895), do pintor Modesto Brocos, principal expressão iconográfica das teorias raciais que visavam o branqueamento progressivo da população brasileira através da mestiçagem. A sociedade se transformou, bem como o cristianismo católico onde se operou uma evolução da doutrina. As marcas da escravidão e da discriminação racial ainda persistem, de certo modo, mas há novas forças agindo em favor da cidadania plena dos negros, inclusive nas confissões cristãs.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui