$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: PHOTOBOOK AS MONTAGE: EISENSTEINIAN JUXTAPOSITION PHENOMENA
Autor: ANA PAULA VITORIO DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FREDERICO OLIVEIRA COELHO - ADVISOR
ALVARO JOAO MAGALHAES DE QUEIROZ - CO-ADVISOR

Nº do Conteudo: 50697
Catalogação:  09/12/2020 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50697@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50697@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50697

Resumo:
Books particularized by the importance and predominance of photography are often defined as photographic books or photobooks. They are phenomena characterized mainly by the way they relate photographic images to each other and to other sign systems (verbal text, painting, drawing, typography, graphic design, etc.), and by the way they explore the materiality of the book. In our thesis, montage is the principle by which photographic books are built and structured. It is the main process regulating the relations between the parties of these works. Four important Brazilian photographic books, published in the second half of the 20th century, are observed in this research. They are Viagem pelo Fantástico [Journey into the Fantastic], by Boris Kossoy (1971); Amazônia, by Claudia Andujar and George Love (1978); São Paulo Anotações [São Paulo Notes], by George Love (1982); and Silent Book, by Miguel Rio Branco (1997). We describe and analyze these works according to Eisenstein s theory. We verify that, as a principle, the montage can be observed structuring these photobooks in several levels. Each photographic image works as montage and, in turn, it participates in the juxtapositions on the pages, diptychs and triptychs. Sequenced, the parts defining the work act on each other obeying similar principles at new scales. This process occurs successively and produces the work as an image (in the sense proposed by Eisenstein).

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui