XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SIGNIFICAÇÕES IMAGÉTICAS: UM ESTUDO DO SITE DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO Autor: ALESSANDRA CARUSI MACHADO BEZERRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 5067
Catalogação: 21/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5067&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5067&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5067
Resumo:
Título: SIGNIFICAÇÕES IMAGÉTICAS: UM ESTUDO DO SITE DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO Autor: ALESSANDRA CARUSI MACHADO BEZERRA
Nº do Conteudo: 5067
Catalogação: 21/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5067&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5067&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5067
Resumo:
No universo infantil, o acesso à Internet se multiplica em
grande proporção, facilitado pela crescente presença de
computadores nas escolas, residências e áreas
de lazer. Além disso, os sites infantis são amplamente
divulgados pela mídia televisiva. Nesse contexto, a
Internet representa um grande potencial de influência no
aprendizado infantil, ressaltando-se a importância de
proporcionar meios para que as crianças realizem
as atividades sem quaisquer constrangimentos nessa mídia.
Entretanto, percebe-se um descompasso entre a quantidade de
divulgação e a compreensão dos sites infantis. E essa
situação se agrava ao considerar o público crescente de
crianças com pouca intimidade em relação às tecnologias
computacionais. Para que a compreensão da informação se
realize nas interfaces gráficas de um site, seu design deve
estar de acordo com as necessidades e hábitos da criança,
contendo elementos gráficos familiares e coerentes com o
tema do site. Por meio de um questionário sobre os
significados de imagens selecionadas do site do Sítio do
Pica-pau Amarelo, a pesquisa levantou dados qualitativos
que identificam nuanças dos repertórios de dois grupos de
30 alunos de uma escola particular e de uma pública. A
conclusão da pesquisa reitera a importância dos princípios
e pressupostos semióticos para o estudo da compreensão e
significação dos produtos de design. O estudo desenvolvido
apresenta ao designer bases teóricas para determinar
requisitos gráficos e conceituais na elaboração dos signos
que compõem uma interface infantil. Dessa forma, públicos
com características específicas, como crianças, serão
atendidos de maneira mais satisfatória.