$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: PROPOSTA DE FLUXO DE TRABALHO BIM CONSIDERANDO FABRICAÇÃO E MONTAGEM DE ELEMENTOS ESTRUTURAIS EM PROJETOS DE EDIFICAÇÕES REPLICÁVEIS EM ESCALA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALESSANDRA S R DI SAN SECONDO

Colaborador(es):  ELISA DOMINGUEZ SOTELINO - Orientador
Número do Conteúdo: 50618
Catalogação:  03/12/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50618@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50618@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50618

Resumo:
A necessidade de aumentar a produtividade no setor da construção civil estimulou investimentos em soluções digitais e a incorporação de princípios de manufatura na cadeia construtiva. A implementação de elementos estruturais padronizados fabricados fora do canteiro de obra é considerada uma prática válida para atingir este objetivo. O projeto para fabricação e montagem é um conceito que envolve diretrizes a serem consideradas no desenvolvimento do projeto, cuja finalidade é facilitar a fabricação e montagem de componentes. A metodologia BIM pode incorporar análises de planejamento e construtibilidade para apoiar a tomada de decisão no contexto de construções replicáveis em escala de concreto armado. A presente investigação inclui uma revisão sistemática da literatura que orientou a pesquisa. Com base na SLR (Structured Literature Review), foi desenvolvido um Manual de Entrega de Informações que propõe um novo fluxo de trabalho no qual os estudos de planejamento construtivo e princípios de fabricação e montagem são agregados nos estágios iniciais do projeto para aproveitar a colaboração intrínseca da metodologia BIM. Para ilustrar o fluxo de trabalho proposto no IDM (Information Delivery Manual) desenvolvido é apresentado um experimento de um complexo de escolas. As informações do modelo parametrizado serviram como dados de entrada para as análises realizadas permitindo assim que pudessem ser comtemplados diferentes cenários de soluções estruturais. Os resultados obtidos pelo experimento indicam que a consideração de elementos de concreto pré-fabricado nem sempre vai contra os interesses econômicos, práticos e estéticos. Por fim, as análises de planejamento e construtibilidade são parâmetros importantes nas tomadas de decisão para aprimorar a identificação de oportunidades de melhorias no projeto e potencializar a eficiência de trabalho no canteiro de obra.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui