$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: INTELIGÊNCIA E CAOS: ENSAIO E FORMA EM MAX BENSE E ROGÉRIO DUARTE
Autor: FERNANDA RODRIGUES LEMOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FREDERICO OLIVEIRA COELHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 50614
Catalogação:  03/12/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50614@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50614@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50614

Resumo:
Inteligência e Caos – Ensaio e Forma em Max Bense e Rogério Duarte relaciona o ensaio Inteligência brasileira – uma reflexão cartesiana (2009), escrito pelo filósofo alemão Max Bense (1910-1990), entre 1961 e 1964, ao livro Tropicaos (2003), coletânea de textos do designer brasileiro Rogério Duarte (1939-2016). Conduzida por um único fio solto – que nos remete especialmente ao início da década de 1960, quando Rogério Duarte foi aluno de Max Bense por breve período –, a pesquisa visa preencher uma lacuna, ou pelo menos colaborar para um futuro preenchimento, entre o pensamento desses dois estudiosos multidisciplinares (não muito conhecidos do público em geral) e que estavam simultaneamente em contato com importantes personalidades culturais da época. De 1959 a 1969, a partir de fatos e desvios, trabalho com algumas interseções estéticas entre o designer brasileiro e o filósofo alemão, averiguando como as trocas artísticas com diferentes vanguardas e intelectuais podem ter contribuído para a articulação da produção cultural nacional. Busco problematizar como o pensamento benseano sobre a inteligência brasileira pode ter projetado uma ideia de futuro para o Brasil e como suas categorias podem ter tomado forma na obra de Rogério Duarte. E, ainda, como a fusão do espírito cartesiano (presente no urbanismo da cidade de Brasília) com o espírito tropical (encontrado na cidade do Rio de Janeiro) poderia representar essa inteligência brasileira e ser operada pela ordenação estética de Rogério Duarte. Assim, monto um Organizador Gráfico para apresentar as interações entre Max Bense e Rogério Duarte com outros intelectuais daquela época.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui