$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: INOVAÇÕES DESCRITIVAS PARA O PREDICADOR: NOVAS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA A PARTIR DA EXPLORAÇÃO DE GRANDES CORPORA
Autor: LUCAS REZENDE ALMEIDA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 50603
Catalogação:  03/12/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50603@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50603@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.50603

Resumo:
Baseando-nos na recorrência de dados retirados de uma plataforma digital com corpus, procuramos investigar padrões linguísticos do uso dos verbos mais comuns em língua portuguesa com o interesse de ensinar aos alunos estrangeiros as estruturas predicativas que são, portanto, mais preponderantes na fala brasileira. Para tanto, partimos de uma reflexão sobre a relação bilateral entre linguística de corpus e descrição da linguagem, levando o caráter empírico dessa ciência. Dessa forma, foram comparados os moldes predicativos dos cinco verbos mais recorrentes no corpus Museu da Pessoa com a descrição linguística proposta por quatro gramáticas diferentes de português para estrangeiros. Concluímos que boa parte do que as gramáticas propõem para o ensino nas aulas de PLE ainda se distancia da realidade encontrada nas ocorrências nos dados investigados, o que impõe necessidade de atualização da descrição privilegiada por esses instrumentos didáticos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui