$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: IDENTIDADES BRASILEIRAS NO SAMBA-EXALTAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO CULTURAL PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS
Autor: DEISE DULCE BARRETO DE LEMOS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 50533
Catalogação:  01/12/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50533@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50533@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.50533

Resumo:
O presente estudo teve como objetivo observar as identidades dos sujeitos presentes nos sambas de exaltação, um gênero musical de forte representatividade para os brasileiros que fazem parte do carnaval como contexto cultural. Defendemos que a leitura deste gênero textual pode ser uma ferramenta para conhecer as subjetividades do brasileiro deste contexto, compreendendo também sua relação com o carnaval protagonizado pelas escolas de samba e as razões que o levam a fazer parte desse grupo social. Realizamos uma análise qualitativa, de cunho exploratório, em dois sambas-exaltação de duas escolas de samba: uma da cidade do Rio de Janeiro e uma de São Paulo. Os resultados provam o potencial do gênero musical para o ensino de Português como Segunda Língua para Estrangeiros, razão pela qual propomos que seja uma nova ferramenta de trabalho ao docente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui