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Título: CORPO EM MOVIMENTO: A IMAGEM DO SEXO HOMOERÓTICO CIS MASCULINO NO CINEMA BRASILEIRO
Autor: GABRIEL LUIZ GALVAO VIEIRA PINTO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 50501
Catalogação:  30/11/2020 Liberação: 30/11/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50501@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.MIGUEL.50501

Resumo:
Este artigo é um recorte da monografia homônima, apresentando um breve panorama histórico e cultural sobre a representação LGBTQ no cinema brasileiro. O foco específico dentro desta relação é a forma pela qual os filmes com personagens desviantes de uma norma sexual conservadora trataram – ou ignoraram – os desejos e prazeres destes indivíduos em cena. Para tanto, este texto percorre um passado que remonta a uma herança cultural de repressões violentas, vindas tanto do controle religioso quanto do discurso positivista. Através deste olhar analisaremos os filmes A Ilha e Tinta Bruta enquanto novas estratégias para trazer ao ato a imagem do sexo homoerótico desvinculada de moralidade condenatória, mas como expressão carnal de afetos e conflitos emocionais. Assim, poderemos concluir as vantagens disponíveis que oferece esta tendência crescente no cinema nacional para LGBTQs no Brasil.

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