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Título: AZOAR: APONTAMENTOS SOBRE TRANSCRIAÇÃO NA CANÇÃO POPULAR
Autor: LEANDRO ERNESTO MAIA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 50466
Catalogação:  27/11/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50466@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50466@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.TradRev.50466

Resumo:
Ao estudar processos criativos da canção popular brasileira no exterior, pesquisadores deparam-se com o desafio de comunicar, via tradução, o conteúdo verbal e estético de obras lítero-musicais produzidas em contextos específicos de produção e significação no Brasil. Um desafio se impõe em particular ao cancionista-pesquisador, ao exercitar processos criativos em outros universos linguísticos, onde a tradução deve associar-se à performance musical na busca por reproduzir ao ouvinte estrangeiro o efeito semelhante ao produzido no ouvinte nativo. Este artigo discorre sobre a necessidade de refletir e sistematizar sobre as relações entre processos criativos, dispositivos cancionais e procedimentos de transcriação a partir do exemplo da canção Azoar, da sambista pelotense Conceição Rosa Teixeira (1940-), que já compôs mais de mil sambas de maneira espontânea e intuitiva.

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