$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: QUALIDADE DE SERVIÇO EM PROVEDORES DE ACESSO À INTERNET
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MIGUEL DE ANDRADE FREITAS

Colaborador(es):  JOAO CELIO BARROS BRANDAO - Orientador
ROGERIO PASSY - Coorientador
Número do Conteúdo: 5031
Catalogação:  16/06/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5031@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5031@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5031

Resumo:
O desenvolvimento de arquiteturas de Qualidade de Serviço (QoS) para a Internet é um problema que tem recebido bastante atenção ultimamente. Diversos motivos têm impedido a implementação destas arquiteturas em larga escala como, por exemplo, a dificuldade de estabelecimento de contratos e políticas de QoS entre usuários, provedores e operadoras e a ausência de mecanismos na rede para solicitar serviços com garantia de qualidade. Apesar de não terem acesso a um serviço que garanta certos níveis de desempenho para cada tipo de aplicação, os usuários de Internet têm se mostrado cada vez mais exigentes na qualidade do acesso à rede. Isto se confirma com a migração crescente de muitos destes usuários para o acesso à Internet em banda larga. Os provedores de acesso à Internet, principalmente os de banda larga, devem adotar políticas de gerenciamento de seus recursos para atender às expectativas de qualidade dos usuários e se manter competitivos no mercado. Neste trabalho, foram identificados problemas nos processos adotados em um provedor de acesso em banda larga sem fio, a MLS Wireless. No sistema antigo, ocorriam situações que causavam a indisponibilidade de serviços por causa da limitação de conexões simultâneas na rede ou ainda uma degradação na banda e aumento na latência do acesso devido a falta de justiça no compartilhamento de recursos. O trabalho sugere soluções para as deficiências encontradas, implementando-as e analisando a eficácia das mesmas. Para resolver o problema de indisponibilidade, sugere-se o estabelecimento de limites por usuário, para que a capacidade total do sistema não seja esgotada. Para resolver o problema de injustiça e dar maior eqüidade na distribuição de recursos entre os usuários, é implementado um novo mecanismo de compartilhamento baseado em uma disciplina de fila SFQ (Stochastic Fairness Queueing). Os resultados mostraram que as modificações propostas foram efetivas. O tempo de acesso à serviços de WWW e e-mail durante períodos de congestionamento foi drasticamente reduzido, em alguns casos, de cerca de 1 minuto para menos de 10 segundos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui