$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ANÁLISE ESTOCÁSTICA DA CONTRATAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DE GRANDES CONSUMIDORES NO AMBIENTE DE CONTRATAÇÃO LIVRE CONSIDERANDO CENÁRIOS CORRELACIONADOS DE PREÇOS DE CURTO PRAZO, ENERGIA E DEMANDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DANIEL NIEMEYER TEIXEIRA PAULA

Colaborador(es):  DELBERIS ARAUJO LIMA - Orientador
Número do Conteúdo: 50079
Catalogação:  27/10/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50079@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50079@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50079

Resumo:
No Brasil, grandes consumidores podem estabelecer seus contratos de energia elétrica em dois ambientes: Ambiente de Contratação Regulado e Ambiente de Contratação Livre. Grandes consumidores são aqueles que possuem carga igual ou superior a 2 MW e podem ser atendidos sob contratos firmados em quaisquer um desses ambientes. Já os consumidores com demanda contratada inferior a 2 MW e superior a 500 kW podem ter seu contrato de energia estabelecido no Ambiente de Contratação Livre proveniente de geração de energia renovável ou no Ambiente de Contratação Regulada através das distribuidoras de energia. A principal vantagem do Ambiente de Contratação Livre é a possibilidade de negociar contratos com diferentes parâmetros, como, por exemplo, preço, quantidade de energia e prazo. Eventuais diferenças entre a energia contratada e a consumida, são liquidadas ao preço de energia de curto prazo, que pode ser bastante volátil.Neste caso o desafio é estabelecer uma estratégia de contratação que minimize os riscos associados a este ambiente. Esta dissertação propõe uma metodologia que envolve a simulação estatística de cenários correlacionados de energia, demanda máxima e preço de curto prazo (também chamado de PLD – Preço de Liquidação das Diferenças) para serem inseridos em um modelo matemático de otimização estocástica, que define os parâmetros ótimos da contratação de energia e demanda. Na parte estatística, um modelo Box e Jenkins é usado para estimar os parâmetros das séries históricas de energia e demanda máxima com o objetivo de simular cenários correlacionados com o PLD. Na parte de otimização, emprega-se uma combinação convexa entre Valor Esperado (VE) e Conditional Value-at-Risk (CVaR) como medidas de risco para encontrar os valores ótimos dos parâmetros contratuais, como a demanda máxima contratada, o volume mensal de energia a ser contratado, além das flexibilidades inferior e superior da energia contratada. Para ilustrar a abordagem proposta, essa metodologia é aplicada a um estudo de caso real para um grande consumidor no Ambiente de Contratação Livre. Os resultados indicaram que a metodologia proposta pode ser uma ferramenta eficiente para consumidores no Ambiente de Contratação Livre e, dado à natureza do modelo, pode ser generalizado para diferentes contratos e mercados de energia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui