XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EFFECTS OF COGNITIVE INTERVENTION ON EPISODIC MEMORY IN HEALTHY ELDERLY Autor: ANDRE ROCHA MENDONCA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - ADVISOR
CARLOS EDUARDO LOURENCO DOS SANTOS NORTE - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 50039
Catalogação: 26/10/2020 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50039@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50039@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50039
Resumo:
Título: EFFECTS OF COGNITIVE INTERVENTION ON EPISODIC MEMORY IN HEALTHY ELDERLY Autor: ANDRE ROCHA MENDONCA
CARLOS EDUARDO LOURENCO DOS SANTOS NORTE - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 50039
Catalogação: 26/10/2020 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50039@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50039@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50039
Resumo:
Through episodic memory, the individual has the ability to recall previously
stored experiences, in addition to using it in processes such as learning and in
developing future goals. However, it is a function that suffers a decline in aging,
with a negative impact on the social and psychological life of the elderly. The
different cognitive intervention strategies appear as proposals that aim to reduce
memory losses. This dissertation aims to address theoretical and empirical aspects
of cognitive intervention and its effect on episodic memory. The first chapter
consists of a systematic review, in which we sought to identify the main models of
cognitive training of episodic memory in healthy and clinical elderly. A search was
performed in four databases: PubMed; PsycNET, Web of Science and Scielo
through the PRISMA method, leaving 23 final articles. The data collected from the
analyzed studies suggest efficacy among the different approaches to cognitive
training, however, despite being a widely studied topic, it lacks further empirical
studies about other forms of cognitive training. The second chapter illustrates an
empirical study that measured the effect of cognitive intervention in healthy elderly people participating in the Neuro Academy of Memory cognitive stimulation
program. Fifteen healthy elderly people participated in the research and RAVLT and
Ruche were used as instruments to assess episodic memory. As a result, a difference
was found between experimental and control groups in moments before and after
cognitive intervention based on the learning curve. However, measuring episodic
memory through cognitive training requires new productions.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |