$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: EFEITOS DA INTERVENÇÃO COGNITIVA NA MEMÓRIA EPISÓDICA EM IDOSOS SAUDÁVEIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ANDRE ROCHA MENDONCA

Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
CARLOS EDUARDO LOURENCO DOS SANTOS NORTE - Coorientador
Número do Conteúdo: 50039
Catalogação:  26/10/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50039@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50039@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50039

Resumo:
Através da memória episódica o indivíduo tem a capacidade de recordar experiencias anteriormente armazenadas, além de utiliza-la em processos como a aprendizagem e ao elaborar metas futuras. Entretanto é uma função que sofre declínio no envelhecimento, repercutindo negativamente na vida social e psicológica do idoso. As diversas estratégias de intervenção cognitiva surgem como propostas que visam reduzir as perdas da memória. A presente dissertação tem como intuito abordar aspectos teóricos e empíricos da intervenção cognitiva e seu efeito na memória episódica. O primeiro capitulo consiste em uma revisão sistemática, na qual buscou-se identificar os principais modelos de treino cognitivo da memória episódica em idosos saudáveis e clínicos. Foi realizado uma busca em quatro bases de dados: PubMed; PsycNET, Web of Science e Scielo através do método PRISMA, restando 23 artigos finais. Os dados coletados dos trabalhos analisados sugerem eficácia dentre as diferentes abordagens de treino cognitivo, porém, apesar de ser um tema bastante estudado, carece de mais estudos empíricos acerca de outras formas de treino cognitivo. O segundo capitulo ilustra um estudo empírico que mensurou o efeito da intervenção cognitiva em idosos saudáveis participantes do programa de estimulação cognitiva Neuro Academia da memória. Quinze idosos saudáveis participaram da pesquisa e como instrumentos para avaliação da memória episódica foram utilizados o RAVLT e o Ruche. Como resultado, encontrou-se diferença dentre grupos experimental e controle em momentos pré e pós intervenção cognitiva baseando-se na curva de aprendizagem. Entretanto, a mensuração da memória episódica através do treinamento cognitivo necessita de novas produções.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui