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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ROTEAMENTO DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMODAL DE CARGAS Autor: ANDRE KENJI IKEUTI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RAFAEL MARTINELLI PINTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 50017
Catalogação: 22/10/2020 Liberação: 22/10/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50017@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50017@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50017
Resumo:
Título: ROTEAMENTO DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMODAL DE CARGAS Autor: ANDRE KENJI IKEUTI
Nº do Conteudo: 50017
Catalogação: 22/10/2020 Liberação: 22/10/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50017@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50017@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50017
Resumo:
Com o advento do comércio eletrônico, o mercado passou a atuar cada vez
mais intensamente através de suas fronteiras geográficas e, como consequência,
as empresas necessitam constantemente de inovações e melhorias na gestão
de suas operações para se manterem competitivas. Desta forma, encontrar
soluções de fretes que consigam atender longas distâncias em um curto prazo
pode ser tão decisivo quanto o fator custo, por isso, os estudos acadêmicos
em otimização de rotas intermodais estão em contínua evolução para se
aproximarem dos modelos reais. Nesse contexto, esta dissertação busca
solucionar um problema de roteamento aeroterrestre de transporte de cargas,
com linhas aéreas predeterminadas e frotas próprias e heterogêneas. Uma
extensão do problema de roteamento de veículos é elaborada com a inclusão
de arcos que representam as possíveis linhas aéreas. O modelo é aplicado
em um resolvedor de Programação Linear Inteira Mista e, primeiramente,
é realizado um teste de validação com demandas fictícias em todos os
locais. Em seguida, o modelo é aplicado no planejamento real de um órgão
governamental em três períodos distintos. São realizadas análises sobre a
velocidade de solução; a decisão de utilizar o modal aéreo, terrestre ou
intermodal; e sobre os ganhos do modelo. Em comparação com as rotas
efetivamente realizadas, o modelo traz redução de 7 por cento a 55 por cento dos custos com transportes. Com esses resultados, conclui-se que é imprescindível que
os detentores de frota própria de aeronaves e caminhões utilizem o modal
aéreo apenas como atividades acessórias, ou seja, que estejam cumprindo
outras missões em conjunto (transporte de passageiros, por exemplo), ou
para atender locais remotos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |