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Coleção Digital
Título: INFÂNCIAS NA CRECHE: CORPO E MEMÓRIA NAS PRÁTICAS E NOS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL - UM ESTUDO DE CASO EM BELO HORIZONTE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: JOSE ALFREDO OLIVEIRA DEBORTOLI
Colaborador(es): SONIA KRAMER - Orientador
Número do Conteúdo: 4999
Catalogação: 09/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4999@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4999@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4999
Resumo:
Título: INFÂNCIAS NA CRECHE: CORPO E MEMÓRIA NAS PRÁTICAS E NOS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL - UM ESTUDO DE CASO EM BELO HORIZONTE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: JOSE ALFREDO OLIVEIRA DEBORTOLI
Colaborador(es): SONIA KRAMER - Orientador
Número do Conteúdo: 4999
Catalogação: 09/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4999@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4999@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4999
Resumo:
Esta tese apresenta um estudo da infância marcado por
processos de partilha das relações sociais e produção da
cultura. Propõe discutir a presença e a importância do
brincar e da brincadeira na formação humana de crianças de
0 a 6 anos, filhos e filhas de famílias empobrecidas.
Mediante a observação do cotidiano, pretendi conhecer
processos de institucionalização de uma Educação Infantil
que acontece em uma creche comunitária conveniada com a
Prefeitura de Belo Horizonte. Foram analisados tempos,
espaços e relações pedagógicas que se expressam como uma
educação corporal. Também foram realizadas entrevistas
individuais e coletivas, trazendo a fala das professoras
para o centro das relações de elaboração da pesquisa. Foram
focalizados os lugares sociais e os discursos que
condicionam e materializam os sujeitos no processo de
escrita de uma história da Educação Infantil, enfantizando,
nesse sentido, o projeto cultural que, em Belo Horizonte,
constitui a formação e a trajetória de crianças e
professoras. Esta tese vem realçar uma atenção aos
significados que emergem das experiências e da narrativa de
uma história partilhada, destacando a importância de
reassumir uma condição de sujeitos na produção das
práticas, das teorias, dos instrumentos e dos processos de
apropriação e deciframento do mundo. As brincadeiras, as
artes e as práticas corporais evidenciaram-se como
conhecimentos contextualizados em uma cultura
contemporânea. Tanto trazem marcas de uma
institucionalização das relações como abrem brechas para a
mediação das experiências sociais, revelando-se como
dimensão ética e estética do humano, tempo-espaço de
ampliação das possibilidades de ler o mundo e escrever uma
história coletiva.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTO, RESUMO, RÉSUMÉ E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CONCLUSÃO | |
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS |