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Coleção Digital
Título: A DIMENSÃO DA SEGREGAÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS DE MOBILIDADE: O CASO DA AVENIDA BRASIL Autor: MATEUS SAMPAIO FREINKEL RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MAIRA MACHADO MARTINS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 49913
Catalogação: 13/10/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49913@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49913@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49913
Resumo:
Título: A DIMENSÃO DA SEGREGAÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS DE MOBILIDADE: O CASO DA AVENIDA BRASIL Autor: MATEUS SAMPAIO FREINKEL RODRIGUES
Nº do Conteudo: 49913
Catalogação: 13/10/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49913@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49913@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49913
Resumo:
É senso comum na literatura sobre mobilidade urbana, a abordagem dos
aspectos positivos das infraestruturas de mobilidade, pela possibilidade que elas têm
de conectar os espaços urbanos. Afim de promover um debate crítico acerca desses
elementos, a dissertação visa apontar a dimensão da segregação das Infraestruturas
de mobilidade, explorando dois aspectos: 1. o da segregação socioespacial,
numa escala de cidade e metrópole, abordando a dicotomia centro-periferia, e
2. da segregação da forma urbana, numa escala de bairro, seja pela presença de
tecidos urbanos dispersos e fragmentados, como por novas e diferentes escalas dos
conjuntos edificados no entorno de algumas infraestruturas de mobilidade. Para
tal, a pesquisa ancora-se no objeto da Avenida Brasil, importante via expressa
construída na década de 40, que cruza a cidade do Rio de Janeiro de uma ponta a
outra, servindo como um dos eixos estruturantes na ocupação da zona oeste. Em
sua extensão, encontram-se diversos modos de ocupações, relacionados a diferentes
dimensões de segregação. Uma análise comparativa, baseada em três padrões de
ocupações distintos de habitações de baixa renda e seu entorno tem, por fim, o
objetivo de medir os impactos da segregação em determinados trechos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |