INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: NO RASTRO DE CORA: DA LITERATURA AO DESENVOLVIMENTO LOCAL, IDENTIDADE E CULTURA COM AÇÚCAR E LITERATURA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MELISSA CARVALHO GOMES MONTEIRO

Colaborador(es):  DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA - Orientador
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - Coorientador
Número do Conteúdo: 4985
Catalogação:  08/06/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4985@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4985@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4985

Resumo:
Este trabalho estuda os conteúdos socioculturais presentes na obra literária de Cora Coralina e a sua relevância para o desenvolvimento socioeconômico da Cidade de Goiás nas últimas décadas. A temporalidade deste estudo compreende o período que se estende entre os anos de 1937 a 2001. A pesquisa se inscreve parcialmente no quadro dos Estudos Culturais, tomados como base para o desenvolvimento de um novo tratamento acadêmico do conceito desenvolvimento sustentável. Além disso, ela se vale de aportes do campo da análise literária, incluindo uma discussão sobre a literatura feminina no cânone literário brasileiro. Os conceitos fundamentais para o seu desenvolvimento são o de intelectual orgânico - do pensamento gramsciano -, capitais social e cultural - provenientes das discussões recentes sobre desenvolvimento social - esferas pública e privada - tomadas da reflexão de Hannah Arendt e complementadas pela discussão sobre o lócus do feminino na sociedade brasileira, que emana da obra de Roberto Da Matta, através dos conceitos casa e rua e, finalmente, do conceito identidade cultural - de acordo com a reflexão de Denise Fonseca. O tratamento deste tema obriga um novo olhar sobre a questão local e uma nova valorização do patrimônio cultural, em resposta ao esvaziamento das identidades nacionais, ao declínio do papel social do Estado e a busca de novas formas de superação das desigualdades sociais, a partir dos legados das identidades culturais locais.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF  
CAPÍTULO 1 E CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
CAPÍTULO 7  PDF  
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui