$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: FILMANDO UMA PEÇA: TEATRO E CINEMA NA OBRA DE PETER BROOK
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GABRIELA LIRIO GURGEL

Colaborador(es):  KARL ERIK SCHOLLHAMMER - Orientador
Número do Conteúdo: 4978
Catalogação:  07/06/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4978@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4978@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4978

Resumo:
Filmando uma peça. Teatro e cinema na obra de Peter Brook é um estudo aprofundado da obra do diretor inglês, radicado em Paris desde 1970, que dividiu sua vida entre as duas artes. A tese tem como objetivo abordar sua trajetória profissional, bem como investigar as relações entre as duas linguagens, de que forma ambas se conjugam e quais são os limites existentes entre a representação cênica e a cinematográfica. Dividida em duas partes, a primeira é dedicada às investigações teatrais: do início no teatro comercial, passando pelas influências de nomes como Grotowski, Barba, Beckett e Brecht; ao teatro experimental do Lamda Theatre, na Royal Shakespeare Company, às pesquisas empreendidas através das inúmeras viagens pela África, Afeganistão e Estados Unidos, à criação do Centre International de Créations Théâtrales (C.I.C.T), em Paris, e de sua companhia multicultural. Uma trajetória em espiral na qual o centro não cessa de se reduzir. A segunda parte da tese apresenta uma discussão teórica acerca das relações entre cinema e teatro, à qual se somam as teorias de Bazin, Bellour, Amengual, Deleuze; um estudo sobre o conceito de teatralidade e sua influência na sétima arte, bem como a pesquisa sobre o conceito de adaptação cinematográfica de dramaturgias. Ainda nessa parte, são apresentadas a filmografia do diretor, pouco conhecida no Brasil, e a análise de cinco adaptações cinematográficas de peças que foram anteriormente encenadas por Brook - Marat/Sade (1966), Rei Lear (1970), O jardim das Cerejeiras (1981), Carmen (1983) e Mahabharata (1989). Teatro e cinema - o duplo brookiano - interagem a partir de outros dois conceitos fundadores de sua obra: espaço vazio e shifting viewpoint. Na busca por uma linha da não- permanência, fugindo de um único estilo, uma única fórmula ou tendência, Brook constrói uma identidade artística singular que se inscreve na clave da diferença e da simplicidade. Entre duas artes, dois países, duas atividades diversas, sua obra busca levantar questões, suscitar dúvidas, abrindo-se a novas possibilidades de criação.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui