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Coleção Digital
Título: FILMANDO UMA PEÇA: TEATRO E CINEMA NA OBRA DE PETER BROOK Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): GABRIELA LIRIO GURGEL
Colaborador(es): KARL ERIK SCHOLLHAMMER - Orientador
Número do Conteúdo: 4978
Catalogação: 07/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4978@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4978@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4978
Resumo:
Título: FILMANDO UMA PEÇA: TEATRO E CINEMA NA OBRA DE PETER BROOK Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): GABRIELA LIRIO GURGEL
Colaborador(es): KARL ERIK SCHOLLHAMMER - Orientador
Número do Conteúdo: 4978
Catalogação: 07/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4978@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4978@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4978
Resumo:
Filmando uma peça. Teatro e cinema na obra de Peter Brook é
um estudo aprofundado da obra do diretor inglês, radicado
em Paris desde 1970, que dividiu sua vida entre as duas
artes. A tese tem como objetivo abordar sua trajetória
profissional, bem como investigar as relações entre as duas
linguagens, de que forma ambas se conjugam e quais são os
limites existentes entre a representação cênica e a
cinematográfica. Dividida em duas partes, a primeira é
dedicada às investigações teatrais: do início no teatro
comercial, passando pelas influências de nomes como
Grotowski, Barba, Beckett e Brecht; ao teatro experimental
do Lamda Theatre, na Royal Shakespeare Company, às
pesquisas empreendidas através das inúmeras viagens pela
África, Afeganistão e Estados Unidos, à criação do Centre
International de Créations Théâtrales (C.I.C.T), em Paris,
e de sua companhia multicultural. Uma trajetória em espiral
na qual o centro não cessa de se reduzir. A segunda parte
da tese apresenta uma discussão teórica acerca das relações
entre cinema e teatro, à qual se somam as teorias de Bazin,
Bellour, Amengual, Deleuze; um estudo sobre o conceito de
teatralidade e sua influência na sétima arte, bem como a
pesquisa sobre o conceito de adaptação cinematográfica de
dramaturgias. Ainda nessa parte, são apresentadas a
filmografia do diretor, pouco conhecida no Brasil, e a
análise de cinco adaptações cinematográficas de peças que
foram anteriormente encenadas por Brook - Marat/Sade
(1966), Rei Lear (1970), O jardim das Cerejeiras (1981),
Carmen (1983) e Mahabharata (1989). Teatro e cinema - o
duplo brookiano - interagem a partir de outros
dois conceitos fundadores de sua obra: espaço vazio e
shifting viewpoint. Na busca por uma linha da não-
permanência, fugindo de um único estilo, uma única fórmula
ou tendência, Brook constrói uma identidade artística
singular que se inscreve na clave da diferença e da
simplicidade. Entre duas artes, dois países, duas
atividades diversas, sua obra busca levantar questões,
suscitar dúvidas, abrindo-se a novas possibilidades de
criação.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS |
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CAPÍTULO 1 |
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CAPÍTULO 2 |
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CAPÍTULO 3 |
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |
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