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Título: O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: OS ELEMENTOS CONECTORES CONJUNTIVOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA APARECIDA CESAR AMORIM

Colaborador(es):  ROSA MARINA DE BRITO MEYER - Orientador
Número do Conteúdo: 4976
Catalogação:  07/06/2004 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4976@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4976@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4976

Resumo:
Esta pesquisa se propõe a analisar o conhecimento e emprego dos elementos conectores conjuntivos como, embora, mas e porque, por indivíduos surdos, considerando a LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - como a primeira língua destes, numa abordagem de ensino-aprendizagem do português como segunda língua. A partir das contribuições do Funcionalismo e da Semântica argumentativa, parte-se da aplicação de testes em informantes surdos que, adolescentes, adultos, alunos/as de uma escola da rede particular de ensino do Rio de Janeiro, matriculados da 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e que, nesta pesquisa, demonstram seu desempenho no emprego destes elementos conectores na modalidade escrita do português. Através dos resultados dos testes, verificou-se que a competência dos surdos no emprego dos elementos conectores conjuntivos está relacionada com fatores lingüísticos, tais como questões lexicais, sintáticas e semântico-textuais; e com fatores extralingüísticos, como nível de escolaridade, grau de surdez, faixa etária, grau de proficiência em LABRAS e em português e em tipo de teste aplicado. Constatou-se que os informantes que têm conhecimento da LIBRAS apresentam melhor desempenho em português. Destaca-se, por fim, a importância de reflexões em torno dessa temática para as linhas de pesquisa que discutem questões ligadas ao processo ensino-aprendizagem do português como segunda língua para surdos, bem como para a implementação de ações em torno das mudanças das metodologias vigentes no Brasil.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
ANEXOS  PDF
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