As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: OS ELEMENTOS CONECTORES CONJUNTIVOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIA APARECIDA CESAR AMORIM
Colaborador(es): ROSA MARINA DE BRITO MEYER - Orientador
Número do Conteúdo: 4976
Catalogação: 07/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4976@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4976@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4976
Resumo:
Título: O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: OS ELEMENTOS CONECTORES CONJUNTIVOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIA APARECIDA CESAR AMORIM
Colaborador(es): ROSA MARINA DE BRITO MEYER - Orientador
Número do Conteúdo: 4976
Catalogação: 07/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4976@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4976@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4976
Resumo:
Esta pesquisa se propõe a analisar o conhecimento e emprego
dos elementos conectores conjuntivos como, embora, mas e
porque, por indivíduos surdos, considerando a LIBRAS -
Língua Brasileira de Sinais - como a primeira língua
destes, numa abordagem de ensino-aprendizagem do português
como segunda língua. A partir das contribuições do
Funcionalismo e da Semântica argumentativa, parte-se da
aplicação de testes em informantes surdos que,
adolescentes, adultos, alunos/as de uma escola da rede
particular de ensino do Rio de Janeiro, matriculados da 5ª
a 8ª séries do ensino fundamental e que, nesta pesquisa,
demonstram seu desempenho no emprego destes elementos
conectores na modalidade escrita do português. Através dos
resultados dos testes, verificou-se que a competência dos
surdos no emprego dos elementos conectores conjuntivos está
relacionada com fatores lingüísticos, tais como questões
lexicais, sintáticas e semântico-textuais; e com fatores
extralingüísticos, como nível de escolaridade, grau de
surdez, faixa etária, grau de proficiência em LABRAS e em
português e em tipo de teste aplicado. Constatou-se que os
informantes que têm conhecimento da LIBRAS apresentam
melhor desempenho em português. Destaca-se, por fim, a
importância de reflexões em torno dessa temática para as
linhas de pesquisa que discutem questões ligadas ao
processo ensino-aprendizagem do português como segunda
língua para surdos, bem como para a implementação de ações
em torno das mudanças das metodologias vigentes no Brasil.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | |
ANEXOS |