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Coleção Digital
Título: HABITANDO ESPAÇOS EM MOVIMENTO: INDIVÍDUO, FAMÍLIA E CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): EDNA LUCIA TINOCO PONCIANO
Colaborador(es): TEREZINHA FERES CARNEIRO - Orientador
Número do Conteúdo: 4973
Catalogação: 04/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4973@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4973@2
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4973@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4973
Resumo:
Título: HABITANDO ESPAÇOS EM MOVIMENTO: INDIVÍDUO, FAMÍLIA E CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): EDNA LUCIA TINOCO PONCIANO
Colaborador(es): TEREZINHA FERES CARNEIRO - Orientador
Número do Conteúdo: 4973
Catalogação: 04/06/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4973@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4973@2
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4973@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4973
Resumo:
É especialmente importante para a Terapia de Família
relacionar o indivíduo, a família e o contexto sócio-
histórico. Três perspectivas da relação família-indivíduo
são destacadas, salientando uma compreensão
Interdisciplinar e acrescentando algumas considerações a
respeito do Brasil. O processo sócio-histórico da cultura
ocidental indica que o indivíduo busca constituir-se como
pessoa, enquanto a família se define como um grupo que
permite a realização de personalidades individuais. Uma
compreensão filosófica e histórica da família e do sujeito,
entretanto, assinala uma separação entre eles. Para
discutir esta separação, é realizado um mapeamento, em três
sentidos. Primeiro, o projeto científico para as Ciências
Humanas, caracterizado pela exclusão da subjetividade, é
discutido, distinguindo-se a história da Psicologia e a da
Terapia de Família. Segundo, os contextos e transformações
de teorias e práticas terapêuticas, em que a formulação da
exclusão entre relacional e intrapsíquico revela-se,
principalmente, no embate entre a Teoria Sistêmica e a
Psicanálise. Por conseqüência, examina-se o conjunto de
alternativas diferenciadas, incluindo os sistêmicos
influenciados pela Psicanálise, as terapeutas de família
feministas, a Terapia de Família psicanalítica, o
Construtivismo, o Construcionismo Social e a Psicologia da
Família; e discute-se a fragmentação, a unificação e a
integração de teorias e práticas, tanto na Psicologia
quanto na Terapia de Família. Terceiro, os estudos sobre
família, terapias e terapeutas de família no Brasil, em
que são analisados alguns artigos de periódicos nacionais,
os cadernos de resumos dos Congressos Brasileiros de
Terapia de Família e as entrevistas realizadas com cinco
terapeutas de família do Rio de Janeiro. Apresenta-se uma
visão panorâmica deste campo de estudos, destacando algumas
características e enfatizando o movimento de integração
entre diversas teorias e práticas na Terapia de Família.
Por fim, desenvolve-se uma proposta teórica de articulação
que permite relacionar o indivíduo, a família e o contexto
sócio-histórico, no qual os primeiros se inserem, e, ainda,
aproximar a teoria e a experiência pessoal. Estas relações
são relevantes à construção do conhecimento para as
Ciências Humanas, apoiando-se em analogias e metáforas
constitutivas, tais como a do espaço exterior e a do espaço
interior.