$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: POLITICS OF WRITING AND CRITIQUE OF PROGRESS IN THE WORKS OF WALTER BENJAMIN, THEODOR W. ADORNO AND MAX HORKHEIMER
Autor: RODRIGO ROCHA RESENDE DE OLIVEIRA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 49692
Catalogação:  01/10/2020 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  PAPER
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49692@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49692@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.49692

Resumo:
In this text we seek to reestablish what we find, as an aesthetic community, in the thoughts of Walter Benjamin, Theodor W. Adorno and Max Horkheimer, that is also linked to the politics of writing they employ. In this sense, we see two sources for the problem of this approach: the criticism of the enlightened modernity and, at the same time, of an adequate literary philosophical style. A style that seeks in its own form of presentation to confront the logic of modern ideals of progress. In particular, we discuss the first chapter of the Dialectic of Enlightenment, The concept of Enlightenment (1947),written by Adorno and Horkheimer, to give more concreteness to the very concept of progress they developed. After this first step, other texts by Adorno help us to interpose the relationship between art and society in the field of aesthetics: The Idea of Natural History (1932) and Aesthetics (1958/59). Finally, we link the discussion to the concept of presentation that Benjamin uses in the last text of his philosophical work, which translates, together again with the notions of form and content, a politics of writing impervious to the logocentric modes of traditional thinking.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui