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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: POLÍTICAS DA ESCRITA E CRÍTICA DO PROGRESSO NAS OBRAS DE WALTER BENJAMIN, THEODOR W. ADORNO E MAX HORKHEIMER Autor: RODRIGO ROCHA RESENDE DE OLIVEIRA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 49692
Catalogação: 01/10/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49692@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49692@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.49692
Resumo:
Título: POLÍTICAS DA ESCRITA E CRÍTICA DO PROGRESSO NAS OBRAS DE WALTER BENJAMIN, THEODOR W. ADORNO E MAX HORKHEIMER Autor: RODRIGO ROCHA RESENDE DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 49692
Catalogação: 01/10/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49692@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49692@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.escrita.49692
Resumo:
Neste texto procuramos restabelecer o que observamos enquanto comunidade estética nos pensamentos de Walter Benjamin, Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, vinculado também à política da escrita que exercem. Neste sentido, enxergamos duas fontes para o problema desta aproximação: a crítica à modernidade iluminista e, ao mesmo tempo, de um estilo filosófico literário adequado. Um estilo que busca na sua própria forma de apresentação confrontar a lógica dos ideais de progresso modernos. Em especial, acessamos o primeiro capítulo da Dialética do esclarecimento, O conceito de esclarecimento (1947), escrito a quatro mãos por Adorno e Horkheimer, para darmos maior concretude ao conceito crítico do progresso. Após este primeiro passo, outros textos de Adorno serão cotejados a fim de nos ajudar a pensar a relação entre arte e sociedade situadas no campo estético, dentre os quais estão Ideia de História Natural (1932) e as Aulas de Estética (1957/58). Por fim, alinhamos toda discussão à fortuna da concepção de apresentação que Benjamin utiliza no último texto de sua obra, as Teses, e que traduz, novamente concatenado às noções de forma e conteúdo, uma política da escrita resistente aos módulos logocêntricos imperativos no pensamento tradicional.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |