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Coleção Digital
Título: DE BAILE EM BAILE: UMA HISTÓRIA SOCIAL DO FUNK CARIOCA (1989-2000) Autor: JULIANA LESSA VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 49684
Catalogação: 01/10/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49684@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49684@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49684
Resumo:
Título: DE BAILE EM BAILE: UMA HISTÓRIA SOCIAL DO FUNK CARIOCA (1989-2000) Autor: JULIANA LESSA VIEIRA
Nº do Conteudo: 49684
Catalogação: 01/10/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49684@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49684@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49684
Resumo:
Esta tese de doutorado se propõe a analisar as relações de negociação e conflito travadas entre agentes diversos do movimento funk, da mídia empresarial e do Estado ao longo da última década do século XX. Por meio de matérias veículadas pela imprensa, das letras e dos depoimentos dos próprios funkeiros e
dos registros produzidos por distintos representantes do poder público busca-se discutir as estratégias utilizadas pelos adeptos dos funk para se afirmar nos principais canais midiáticos, assim como a reação de diferentes setores do Estado às formas de mobilização e de expressão cultural por eles representada. Essas
relações, longe de comporem uma trajetória uniforme e linear, desvelam um intrincado processo no qual se cruzavam fluxos culturais, interesses de classe, formações estéticas e práticas repressivas diversas através das quais é possível identificar os movimentos de negociação e enfrentamento adotados pelas personagens elencadas. Espera-se, com isso, compreender como tais dinâmicas impactaram na produção de funk e nos formatos dos bailes. Paralelamente, pretende-se avaliar de que maneira essa manifestação cultural permite entrever as tensões sociais e os movimentos de trocas simbólicas que ocorriam num contexto de redemocratização e de consolidação do neoliberalismo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |