$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: RELAÇÕES COMUNICACIONAIS DA TECNOLOGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO RECURSO PEDAGÓGICO DO VÍDEO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): WALVYKER ALVES DE SOUZA

Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO - Coorientador
Número do Conteúdo: 49650
Catalogação:  29/09/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49650@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49650@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49650

Resumo:
A partir de uma análise acerca das habilidades desenvolvidas por meio de recursos tecnológicos, advinda do estudo sobre a produção e uso de vídeos em sala de aula por alunos da disciplina de Técnicas de Costura, do curso de graduação em Design da PUC-Rio, constatou-se que, o recurso pedagógico do vídeo potencializa a construção do conhecimento através da ação. Na presente pesquisa, exploratória de caráter qualitativo, foi realizada a documentação de vídeos que foram produzidos em sala de aula pelos alunos da citada disciplina, aqui considerados como recursos didáticos. Tendo por objetivo geral apresentar considerações acerca da influência desse recurso no desenvolvimento de habilidades para a construção de competências, esse trabalho tomou por base a experiência docente das práticas de costura e as dinâmicas que têm lugar em sala de aula, e norteou-se no material didático produzido coletivamente pelos alunos. Articulando as teorias de autores como Donald Schön (2000), Jean Piaget (1986 e 2002), Pierre Lévy (1999), Paulo Freire (1992 e 2001), José Moran (1993), dentre outros, a dissertação se conclui trazendo à tona um novo olhar sobre as práticas pedagógicas que ocorrem espontaneamente em sala de aula, a partir do protagonismo dos alunos, e que contribuem para o processo de construção do conhecimento pela ação, habilitando a reflexão sobre o fazer.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui