$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: RAÍZES HISTÓRICAS E ATUAL MISSÃO DO CAPELÃO NAVAL: UM ESTUDO TEOLÓGICO-PASTORAL EM PERSPECTIVA PROTESTANTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ISRAEL THIAGO TROTA

Colaborador(es):  ABIMAR OLIVEIRA DE MORAES - Orientador
Número do Conteúdo: 49556
Catalogação:  22/09/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49556@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49556@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49556

Resumo:
A dissertação analisa o contexto histórico que marca a origem da função de capelão de navio no mundo; também procura refletir como esta tradição tornou-se comum nos navios brasileiros. Ao refletir sobre o nascedouro do capelão naval, a pesquisa analisa o perfil dos primeiros capelães navais e os desafios que envolveram os primórdios da assistência religiosa em uma embarcação. Por meio de pesquisa bibliográfica, mapeia a presença do capelão naval na historiografia brasileira e de sua Marinha, abarcando o desenvolvimento histórico desta função nas fases da Colônia, Império e República, e da Marinha durante a Armada Real Portuguesa, na criação da Armada Imperial e Nacional, bem como na fase atual da Marinha do Brasil. Embora grande parte da pesquisa se suceda no campo da História, a motivação por trás da interpretação dos eventos é teológica e pastoral, promovendo uma interpretação protestante sobre a missão de um capelão naval na atualidade. A pesquisa reflete sobre a identidade do capelão naval, sua missão, seus desafios pastorais, os saberes que deve possuir e as atribuições deste ministério, revelando a necessidade de o capelão naval corresponder às exigências da instituição que representa, tendo a maturidade para pastorear um grupo heterogêneo e heterodoxo, dialogando com o ecumenismo e a inter-religiosidade, sem descaracterizar-se de sua confessionalidade. Impulsionado pelo desígnio de cumprir sua tríplice missão – assistência religiosa, assistência espiritual e apoio as atividades de educação moral – o capelão naval também é impelido teologicamente pela motivação cristã de servir as pessoas, testemunhando o evangelho de Cristo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui