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Coleção Digital
Título: EDUCAÇÃO VOCACIONAL E MERCADO DE TRABALHO: EVIDÊNCIAS DE UM PROGRAMA ALEATORIZADO NO BRASIL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): LUIZA KUNZ AIRES
Colaborador(es): CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - Orientador
GUSTAVO MAURICIO GONZAGA - Coorientador
Número do Conteúdo: 49482
Catalogação: 18/09/2020 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49482@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49482@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49482
Resumo:
Título: EDUCAÇÃO VOCACIONAL E MERCADO DE TRABALHO: EVIDÊNCIAS DE UM PROGRAMA ALEATORIZADO NO BRASIL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): LUIZA KUNZ AIRES
Colaborador(es): CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - Orientador
GUSTAVO MAURICIO GONZAGA - Coorientador
Número do Conteúdo: 49482
Catalogação: 18/09/2020 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49482@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49482@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49482
Resumo:
Este estudo analisa os efeitos de um programa governamental de educação técnica no Brasil. Explorando o fato de que a seleção para o programa foi aleatorizada, com estudantes em classes com excesso de inscrições selecionados através de uma loteria, nós olhamos para os efeitos de uma oferta para o
programa sobre emprego formal, tipo de ocupação e apego ao mercado de trabalho. Nossos resultados não mostram efeitos significantes sobre emprego formal, salários ou apego ao mercado de trabalho após o programa. Por outro lado, o programa melhorou significativamente o match entre estudantes e
empregos, com um aumento de 1 p.p. (100 porcento) na probabilidade de um indivíduo estar empregado em uma ocupação relacionada com o curso escolhido. Nós também encontramos evidência de que receber uma oferta para o programa levou a uma maior probabilidade de estar empregado em uma ocupação com
alta demanda por habilidade. Quando examinamos como esses resultados variam com o gênero dos aplicantes, encontramos que, enquanto ganhos em ocupações associadas são similares para ambos os grupos, os efeitos sobre empregos de alta habilidade aparecem apenas para homens e que nenhum
experimenta melhoras sobre emprego ou salário após o término dos cursos.
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