$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: A ROCINHA EM CONSTRUÇÃO: A HISTÓRIA SOCIAL DE UMA FAVELA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Autor: MARIANA BARBOSA CARVALHO DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 49468
Catalogação:  17/09/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49468@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49468@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49468

Resumo:
A Rocinha se apresenta nos dias de hoje como uma das favelas de maior visibilidade do Rio de Janeiro, tanto pela densa aglomeração de moradias que a constitui quanto por sua localização na valorizada zona sul carioca. Apesar disso, poucos foram os estudiosos que se preocuparam em investigar seu processo histórico de formação. Como resultado, a história daquela comunidade acabou por se afirmar através de explicações exteriores às experiências e concepções dos próprios moradores da localidade. Em sentido contrário, esta tese busca, a partir da interseção entre as preocupações da história urbana e da história social, compreender o processo de ocupação e consolidação do espaço que ficou conhecido como a favela da Rocinha através das experiências, lógicas e estratégias daqueles que efetivamente fizeram do local o seu lugar de moradia. Relacionando-se permanentemente tanto com o poder público quanto com os diferentes interesses e grupos sociais ligados direta ou indiretamente à constituição daquele núcleo de habitações, esses moradores são pensados como sujeitos ativos desse processo. É a partir de sua perspectiva que se persegue aqui uma história que, iniciada nos primeiros anos do século XX, quando a localidade estava ainda distante das características hoje em dia a ela associadas, se encerra no final da década de 1950, quando passou a se afirmar para a Rocinha muitas das imagens que marcam ainda hoje sua definição como favela.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui