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Título: O GRAU DIMINUTIVO SOB PERSPECTIVA DAS ABORDAGENS LEXICALISTA E COGNITIVISTA
Autor: DEISE DULCE BARRETO DE LEMOS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 49430
Catalogação:  16/09/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49430@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49430@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.49430

Resumo:
O presente estudo tem como objetivo discutir o tratamento do grau diminutivo sob perspectiva do cognitivismo e do gerativismo lexicalista, conduzindo à reflexão sobre as abordagens deste tema gramatical no âmbito do ensino de Português como Segunda Língua para Estrangeiros, doravante PL2E. O escopo deste artigo é analisar as características das duas correntes linguísticas, de modo a propor uma abordagem adequada sobre o grau diminutivo, capaz de proporcionar uma aprendizagem efetiva aos aprendizes. A partir da comparação dos pressupostos do lexicalismo e do cognitivismo, conclui-se que este se alinha aos interesses do trabalho com PL2E. Este estudo tem como embasamento teórico considerações feitas por Chomsky (1970), Jackendoff (1975), Aronoff (1976) e Basílio (1980). Ao fim da discussão, encontram-se sugestões de aplicação didática para o desenvolvimento do grau diminutivo em aulas de Português Língua Estrangeira.

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