$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: COMPETÊNCIAS GLOBAIS DE LIDERANÇA, CAPACIDADES DINÂMICAS E DESEMPENHO EM EQUIPES DE PROJETO
Autor: FELIPE DE SOUSA ESTEVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 49407
Catalogação:  15/09/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49407@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49407@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49407

Resumo:
Esta tese propõe um modelo teórico que integra e associa as perspectivas transformacional, transacional (BASS, 1985), instrumental (ANTONAKIS e HOUSE, 2014) e empoderadora (PEARCE e SIMS, 2002) da liderança com a geração de capacidades dinâmicas e obtenção de vantagem competitiva em equipes de projeto. Com base em teorias de motivação e sua articulação teórica com as perspectivas de liderança, foi proposto um modelo hierárquico onde comportamentos de liderança ressaltados nas perspectivas estudadas são propostos como ações complementares associadas mecanismos de motivação intrínsecos e extrínsecos para formar competências globais de liderança, e por via dessas competências influenciarem o desempenho de equipes. O estudo também propõe uma associação entre as competências de liderança do gerente de projeto e as capacidades dinâmicas da equipe, assim como das capacidades com o desempenho das equipes. O modelo conceitual foi testado estatisticamente em 50 equipes de consultoria que atuam em projetos da empresa Elogroup, e avaliado através da modelagem estrutural baseada em mínimos quadrados parciais (PLS) e de técnicas de bootstrapping para calcular a significância dos efeitos estimados. Verificou-se os efeitos positivos das competências de liderança abordadas por este estudo no desempenho de equipes de consultoria, avaliado em termos da satisfação de clientes e da capacidade das equipes de criarem novos projetos junto a um mesmo cliente, mas não no lucro bruto obtido nos projetos. Os resultados da análise não mostraram qualquer efeito estatisticamente significante dos comportamentos de liderança transformacional, transacional, instrumental e empoderadora nas capacidades dinâmicas das equipes.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui