$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ROTINA DE GOVERNANÇA SOCIETÁRIA: A PERSPECTIVA DOS CONSELHEIROS DE ADMINISTRAÇÃO E DIRETORES SOBRE A INFLUÊNCIA DOS ARTEFATOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CARLOS FREDERICO TREVIA

Colaborador(es):  SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Número do Conteúdo: 49366
Catalogação:  11/09/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49366@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49366@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49366

Resumo:
A tese é que a rotina de Governança Societária na prática é influenciada mais pelos atores humanos do que pelos sistemas formais com seus artefatos. O objetivo final é entender a influência dos artefatos na rotina de Governança Societária e assim poder realizar proposições teóricas acerca da Dinâmica da Rotina Organizacional e acerca da Governança Societária com base na experiência dos administradores. Foi utilizado o método fenomenográfico, um método qualitativo e interpretativo, a partir de um caso aplicado em um grupo de negócios. A pergunta central foi Qual a percepção dos administradores acerca da influência dos artefatos na rotina de Governança Societária. A pesquisa de campo foi realizada no primeiro semestre de 2019. Foram entrevistados 25 administradores de empresas (Conselheiros de Administração e Diretores) onde a empresa acionista possui participação societária. Conforme preconiza a fenomenografia, ao final encontramos um Espaço de Resultado que aponta três concepções explicadas por cinco dimensões explicativas, a partir das quais três proposições teóricas foram feitas, e uma proposta de evolução do espaço de resultados. Para a academia, a pesquisa contribui para proposições que vem sendo feitas sob a perspectiva teórica das Dinâmicas das Rotinas Organizacionais, considerando a atuação dos atores, o entrelaçamento entre atores e artefatos, as tréguas e a ecologia de rotinas. Para as empresas, o estudo contribui para a gestão do processo de Governança Societária na prática, em toda a sua complexidade, a qual reconheça a totalidade relacional significativa que constituí este processo. Com esta contribuição, acredita-se que será possível desenvolver e aplicar novos mecanismos de gestão que desenvolvam os atores e os processos sociais que são centrais à rotina. Para a sociedade, ao explicitar a realidade da prática empresarial, a pesquisa provê um caminho de diálogo a ser explorado pelas empresas com os legisladores, contribuindo para a elaboração e implementação de leis, bem como para uma maior conformidade, que é de interesse de toda a sociedade.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui