$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA ANÁLISE DO TRANSIENTE DE PRESSÃO E TEMPERATURA EM TESTES DE FORMAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GUILHERME SANT ANNA BRESSANE

Colaborador(es):  MARCIO DA SILVEIRA CARVALHO - Orientador
FREDERICO CARVALHO GOMES - Coorientador
Número do Conteúdo: 49346
Catalogação:  09/09/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49346@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49346@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49346

Resumo:
Visando a eficiência da extração de óleo e gás dos reservatórios foram desenvolvidas diversas técnicas de estudo geológico para compreender as características de um reservatório. Muitas delas utilizadas antes mesmo do processo de perfuração, como por exemplo as análises sísmicas, onde é possível estimar a profundidade, razão gás-óleo entre outros aspectos geológicos com base no estudo das ondas propagadas e refletidas no leito marinho. Além disso, existem também os testes de formação, amplamente aplicados na indústria, baseados na resposta do transiente de pressão e temperatura durante o processo de abertura e fechamento da válvula de produção de um poço durante a fase exploratória. Com a aplicação desses testes é possível estimar melhor a permeabilidade do reservatório, as diferentes espessuras, a porosidade e o dano de formação. O estudo aqui proposto visa desenvolver um software user-friendly para determinar a resposta durante um teste de formação em função das variáveis de operação e características do reservatório. O software pode ser aplicado no futuro para a inclusão do problema inverso.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui