$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ESPERANÇA E RESPONSABILIDADE COM A NOSSA CASA COMUM: CUIDADO DA CRIAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUCIOLA CRUZ PAIVA TISI

Colaborador(es):  CESAR AUGUSTO KUZMA - Orientador
Número do Conteúdo: 49300
Catalogação:  04/09/2020 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49300@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49300@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49300

Resumo:
Este trabalho apresenta a relação entre esperança e responsabilidade. Relação que aparece como força dinamizadora atuando nos processos de libertação, criando espaços de transformação no meio ambiente e na história, já que o ser humano se encontra subjugado por processos econômicos e mercadológicos de desenvolvimento que, ao invés de gerarem vida, acabam produzindo um sistema de opressão e morte. A pesquisa segue uma metodologia bibliográfica em três partes, primeiro abordando a problemática do mundo atual e suas consequências para o futuro do planeta e da humanidade. Disserta sobre como a existência humana e toda a criação é colocada em perigo pelo descaso do próprio ser humano, esquecido de ser ele também parte da criação. Trata da relação entre o ser humano e a natureza, apontando o descaso ao priorizar a técnica e a produção, promovendo um olhar a natureza de forma utilitarista. Na segunda parte, são relacionadas a responsabilidade e a esperança, mostrando sua importância para a transformação da realidade, revelando ser a esperança responsável e força motriz na construção de um mundo novo, do Reino de Deus, projeto divino de salvação. Na terceira parte, apresenta-se como essa esperança é gerada, como pode ser caminho de discernimento para uma verdadeira transformação da realidade, gerando um mundo mais justo, solidário e humano, com a possibilidade de produzir um olhar crítico e construtivo para a realidade, despertando o desejo de criar um mundo novo, tocado pela esperança e marcado pela responsabilidade, mundo do Reino de Deus instaurado por Jesus de Nazaré.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui